top of page
  • Revista PUB

Em 6/12/23, confraternização para lançamento de quatro obras de associados da APRODAB

Guarde a data:

Dia 6 de dezembro de 2023 - Quarta-feira
Horário: Das 18 às 21 horas
Local: Bar Canto Madalena 
Rua Medeiros de Albuquerque, 471 - Vila Madalena
São Paulo - SP (Próximo Beco do Batman)

A APRODAB, em parceria com a Editora Terra Redonda e o IBAP, estará lançando quatro novos livros de autoria de seus associados. O encontro ocorrerá num ambiente de muita descontração, no Bar Canto Madalena, em São Paulo/SP.


Estes são os livros que estarão sendo lançados:


ESTUDOS DE DIREITO AMBIENTAL - Em memória do jurista José Eduardo Ramos Rodrigues


Há dez anos, a comunidade jurídica perdeu uma de suas mais proeminentes figuras, o professor José Eduardo Ramos Rodrigues, inequivocamente um dos maiores especialistas em patrimônio cultural e em unidades de conservação de nosso país. A memória deste brilhante jurista, co-fundador do IBAP, da APRODAB e da ALADA - Academia Latino-Americana de Direito Ambiental, é reverenciada nesta obra coletiva que conta com a participação dos seguintes associados e associadas:

Alessandra Galli Aprá

Ana Maria Jara Botton Faria

Antonio Herman Benjamin

Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida

Édis Milaré

Gabriel Antonio Silveira Mantelli

Gianfranco Silva Caruso

Gilberto Passos de Freitas

Guilherme José Purvin de Figueiredo

Isabella Franco Guerra

João Paulo Rocha de Miranda

Juliana Torres

Julio Cesar de Sá da Rocha

Luciana Cordeiro de Souza Fernandes

Luciano José Alvarenga

Magno Neves Barbosa

Oscar Alexandre Teixeira Moreira

Ricardo Antonio Lucas Camargo

Sandra Cureau

Sheila Pitombeira

Roberta Oliveira Lima

 

COLAPSO - Narrativas do Antropoceno


Até hoje, o Brasil, maior potência planetária em biodiversidade, ainda não contava com uma coletânea de contos de inspiração ecológica. Enquanto isso, nos Estados Unidos, são cada vez mais comuns obras reunindo autores consagrados e jovens escritores de todo o planeta em torno da temática das mudanças climáticas, como é o caso de "Tales of two planets - stories of climate change and inequality in a divided world" (com a presença de Margaret Atwood, Edwidge Denticat, Lauren Groff e muitos outros) e de "Loosed upon the World - The saga anthology of climate fiction" (reunindo textos de Margaret Atwood, Paolo Bacigalupi, Seanen McGuire, Kim Stanley Robinson e outros).

Inspirado nessas iniciativas editoriais nos EUA, por três anos o associado Guilherme Purvin trabalhou no sentido de suprir essa lacuna em nosso país, contando para tanto com a colaboração de diversos amigos e entidades, dentre elas a APRODAB. O resultado foi a obra "Colapso - Narrativas do Antropoceno", que tem tudo para constituir um marco editorial na literatura ecológica brasileira. Prefaciado pelo consagrado escritor Ignácio de Loyolla Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras e autor, dentre outros, do romance "Não Verás País Nenhum", o livro traz ainda a participação de gigantes da Literatura Brasileira contemporânea, como é o caso de Machado de Assis, Maria Valéria Rezende e de Roniwalter Jatobá, bem como dos seguintes associados:

Guilherme Purvin, que foi semifinalista do Prêmio Oceanos de 2022 com seu livro "Virando o Ipiranga", participa com a novela "Contaminação", que trata da degradação da água e do solo na região de Mauá (SP) e ao longo do Rio Tietê.

Marcelo Gomes Sodré, com o conto "Lucy e Luzia", vencedor do prêmio "Narrativas do Antropoceno", concedido em 2022 pela APRODAB e menção honrosa no 3º Concurso Literário da Revista PUB Diálogos Interdisciplinares.

Patrícia Bianchi, com o conto "O menino e o papelão", uma comovente história sobre a relação entre a infância e a educação ambiental.

Pedro Avzaradel, com o conto "Cirurgia Plástica", que trata da íntima relação entre a saúde humana e a degradação do meio ambiente.

 

Além das duas obras acima, que contam com o apoio editorial da APRODAB, também serão destaque na noite do dia 6 de dezembro (quarta-feira), das 18 às 21 horas, lançamentos dos livros "Os Sacramentos" - coletânea de contos produzidos pela Oficina Literária Laboratório Alfabético, que conta com a participação da associada e coordenadora geral da APRODAB, Sheila Pitombeira e, também, do quarto volume individual de contos do associado Guilherme Purvin, "Paredes Descascasdas", reunindo 24 novos contos do autor.


Clique no mapa para se orientar:



78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page